Especial Lua de Mel

MORRO DE SÃO PAULO, BAHIA – Após a tão esperada hora da troca de alianças, a lua de mel é um dos acontecimentos mais aguardados por qualquer casal. O tão esperado momento em que marido e mulher podem dizer um ao outro: “enfim, sós”. Dentre as diversas versões de onde nasceu à expressão “lua de mel”, uma delas conta que, na antiga Babilônia, o pai da noiva oferecia ao genro uma bebida chamada hidromel, que deveria ser consumida nos 30 dias imediatos ao casamento, quando os noivos comemoravam só entre eles a união matrimonial. Na época, a contagem dos dias era feita através do calendário lunar, razão pela qual esse período de comemoração ficou tão conhecido como “lua de mel”.

morrosaopauloPortanto, trazemos ao leitor algumas ótimas sugestões para este inesquecível passeio, tanto no Brasil quanto no exterior. Viagens que não demandam um grande investimento financeiro e que recompensam os recém-casados com momentos inesquecíveis com encantadoras paisagens, para serem recordados por toda a vida.

Morro de São Paulo é um destino de badalação e um toque de aventura, mas também tem grande potencial para quem quer acrescentar uma pitada de romantismo à viagem. Dentre os itens indispensáveis para quem quer viver momentos românticos, uma agradável hospedagem à beira-mar, com a sensação de bem estar e proximidade com a natureza e a contemplação do por do sol em locais privilegiados, como os arredores da fortaleza ou em bares e restaurantes, que também oferecem som ao vivo ou música ambiente. Este encantador vilarejo está localizado na Ilha de Tinharé, no município de Cairu (um dos dois municípios-arquipélago do Brasil), a 272 km de Salvador, na região conhecida como “Costa do Dendê”. O Morro de São Paulo vem atraindo anualmente vários turistas do Brasil e do mundo, como um roteiro de férias e passeios. As mais famosas praias da Ilha são conhecidas por serem numeradas de um a quatro. A “primeira praia” é uma bela enseada, rodeada por muitas casas de veraneio. Como o próprio nome pressupõe, é ela quem marca o início da orla do lugar, localizandose bem próxima à vila do Morro. Possui uma tirolesa próxima a um penhasco e é local ideal para quem quer praticar o mergulho, devido à grande quantidade de corais e peixes existente. Saindo da primeira praia e subindo uma escadaria, o visitante se depara com um dos mais belos cartões postais do Morro: a “segunda praia”. É nela que se realizam os principais eventos locais, já que está localizada bem próxima à vila e conta com uma boa infraestrutura. Já a “terceira praia” tem 800 metros de extensão, onde, a partir dela, pode-se ir até a Ilha do Caitá. Pousadas e barracas servindo comidas típicas também podem ser encontradas. Por fim, a “quarta praia” é a preferida pelos adeptos do naturismo, já que, em quase todos os seus 10 km, é semideserta. O mar é excelente para banho e o mergulho é praticado em melhores condições durante a vazante. A bela paisagem local é marcada pela densa vegetação nativa, vastos coqueirais e manguezal. Outras praias também se destacam na Ilha, como a Praia do Encanto, com sua bela paisagem, que mescla a Mata Atlântica nativa, coqueirais, areia fina e vastos manguezais. Além da Praia de Gamboa do Morro, onde se encontram falésias esculpidas pelo vento e pelo mar. Por todo o vilarejo, há hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos, com diárias que variam de R$100,00 a R$490,00, sofrendo alteração de acordo com a época do ano. Passeios durante a noite, para comer uma pizza, um crepe, saboreando um bom vindo ou tomar um sorvete enquanto se conversa sentado nos bancos da vila, podem ser programas igualmente interessantes para os casais apaixonados.

 

GRAMADO, RIO GRANDE DO SUL – Um dos roteiros mais procurados pelos casais em lua de mel no Brasil, sobretudo entre os meses de Maio a Agosto, Gramado é uma opção perfeita para casais que querem curtir um clima romântico e desfrutar de boa comida sem sair do país. Uma cidade onde é possível fazer boas compras, provar de uma gastronomia de alto padrão e fazer passeios encantadores, que farão o momento a dois ficar para sempre na memória. Apesar de ser um destino mais procurado no inverno, onde tradicionalmente a Serra Gaúcha recebe milhares de visitantes atraídos pelo clima frio, o aconchego das lareiras e aquele bom vinho, em qualquer estação do ano a cidade situada a 115 km de Porto Alegre oferece muitos encantos a quem a visita. Gramado tem como traço marcante de sua arquitetura a forte colonização alemã e italiana, onde os costumes são preservados através de museus, parques e praças que dão à cidade um clima romântico e sofisticado, garantindo o sucesso da viagem. Um dos passeios obrigatórios de quem visita a cidade é o pedalinho pelo Lago Negro. Lá, inúmeras árvores, pinheiros, azaleias e hortênsias compõem a paisagem marcante do local.

Próximo ao cinema municipal, está a Igreja de São Pedro, uma bela construção com entrada recuada e jardim. Na Praça Major Nicoletti, há uma área arborizada, com gazebos e uma pequena fonte. Um lugar para sentar a dois e observar o movimento. Não deixe de dar uma esticada até a cidade de Canela, que fica a apenas 7 km de Gramado, onde os casais podem fazer um passeio de teleférico, além de visitar a famosa Cascata do Caracol, com seus 130 metros de queda. Outra dica é o passeio de Maria Fumaça, que passa pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Gramado oferece aos visitantes uma excelente rede hoteleira, bastante indicada para casais, com instalações confortáveis e modernas, além de ampla opção de restaurantes especializados em pratos diversos, sobretudo fondues, queijos, carnes e vinhos, além do famoso Café Colonial. Por tantos motivos, incluir Gramado em seu roteiro de casamento será uma excelente escolha e que vai lhe garantir momentos de muito romantismo, com o toque da Serra Gaúcha. Gramado e romantismo andam juntos, uma essência que vale a pena você conhecer.

SANTIAGO, CHILE – A sedutora capital do Chile é um dos roteiros mais visitados por turistas brasileiros e, ultimamente, tem se tornado um novo roteiro para recém-casados. A linda vista da cidade ao pé da Cordilheira dos Andes, as caminhadas nos bairros boêmios e a hospitalidade do povo chileno, são apenas alguns dos atrativos desta viagem que será inesquecível. Sua lua de mel por Santiago pode começar no centro histórico, onde estão situadas a Igreja de San Francisco, o Palácio de La Moneda, o Museu de Arte Pré-Colombiana e a Plaza de Armas, um dos cartões postais da cidade. Outra boa dica para os casais é visitar o Mercado Central, com restaurantes de ótima qualidade, com preço bem acessível, servindo pratos típicos da culinária chilena. Aliás, a gastronomia é um dos pontos fortes do país, se destacando pelos deliciosos frutos do mar e os vinhos de qualidade reconhecida mundo afora. Visitar os parques de Santiago pode ser uma ótima sugestão para aquele momento romântico, já que a cidade possui vários parques com extensas áreas arborizadas, como o Cerro San Cristóbal, o Parque O’Higgins e o Parque  Metropolitano. Visitar as vinícolas mais ao interior e as belas cidades de Viña Del Mar e Valparaíso, ao litoral, também são outros passeios que o turista não pode deixar de fazer. E claro, conhecer um dos mais famosos cenários da América do Sul: a Cordilheira dos Andes, com suas estações de esqui. Excelentes hotéis, restaurantes, centros de compras e serviços também são encontrados em Santiago, uma cidade tranquila e segura, onde as pessoas transitam sem medo ruas e de um povo extremamente acolhedor com os estrangeiros. Características que fazem dela uma das cidades mais visitadas da América Latina, e que pode lhe proporcionar momentos inesquecíveis na sua lua de mel.

ILHAS GREGAS – Para aqueles que dispõem de um pouco mais de recursos para um roteiro internacional, uma viagem para a Grécia, passando por algumas das mais famosas ilhas do país, situadas no Mar Egeu, tornará a sua lua de mel uma experiência única. Começando pela ilha de Mykonos, bastante cosmopolita, frequentada por celebridades e cercada de ótimas atrações, como lindas praias, lojas de grifes internacionais, bares e restaurantes sofisticados, e uma agitada vida noturna. De lá, o casal, através de ferry boat, pode ir visitar a ilha de Paros, que fica a 1 hora de distância. Paros é mais conhecida como a “ilha de mármore”, por causa de suas pedreiras que ajudaram a erguer muitas das estátuas e construções da Grécia Antiga. Esta ilha, de característica montanhosa, tem belas praias e igrejas antigas, além de muita beleza pelos seus 196 km de extensão. Outro roteiro indispensável a quem visita as Ilhas da Grécia, é o arquipélago de Santorini, com 73 quilômetros quadrados e que fica a 200 km de Atenas. Em Santorini, os casais podem desfrutar de um maravilhoso passeio de veleiro, circulando as pequenas ilhas de Nea Kameni e Palea Kameni, localizadas dentro de uma caldeira vulcânica, onde há fontes quentes com águas verdes e amarelas. A cidade tem casarios brancos, ruas estreitas e vários cafés ao ar livre, onde só se pode chegar através de carro, teleférico ou mulas. E claro, quem optar em visitar as Ilhas Gregas na sua viagem de lua de mel, não pode deixar de conhecer Atenas, a sexta cidade mais procurada por turistas em todo o mundo. Ela chama a atenção não somente pela sua tradição, história e construções antigas, como também pela grandiosidade de suas novas edificações. Visitar seus monumentos míticos, como o Arco de Adriano, o Estádio Panatenáico, o Palácio Ilion, o Templo de Zeus e a Acrópole, são passeios indispensáveis e indicadas para muitas fotos, que eternizarão este momento tão especial do casamento.

Por: Gustavo Militão 
Fotos: Divulgação

Angra dos Reis

destinotop2Angra dos Reis é um roteiro turístico indispensável. Não só para os famosos, pelas mansões e a charmosa Ilha de Caras, mas também para aqueles que buscam combinar a estonteante beleza das praias e ilhas a um rico acervo histórico-cultural. Localizada a 157 km do Rio de Janeiro e com uma população de 169 mil habitantes, a cidade oferece inúmeras opções para aqueles Por: Gustavo Militão Fotos: Fabrefactus Angra dos Reis é um roteiro turístico indispensável. Não só para os famosos, pelas mansões e a charmosa Ilha de Caras, mas também para aqueles que buscam combinar a estonteante beleza das praias e ilhas a um rico acervo histórico-cultural. Localizada a 157 km do Rio de Janeiro e com uma população de 169 mil habitantes, a cidade oferece inúmeras opções para aqueles que buscam um passeio “inesquecível”. A origem do nome da cidade vem dos seus descobridores, que chegaram naquela região no dia 6 de janeiro de 1502, ou seja, no dia de reis. Na língua portuguesa a palavra “angra” designa uma enseada aberta, com costas próximas e altas. Por isso o nome de Angra dos Reis. As atividades econômicas da cidade se concentram na pesca, na geração de energia das usinas nucleares de Angra I e Angra II, no comércio, na indústria portuária e naval (com o estaleiro Keppel Fels, antigo Verolme) e principalmente o turismo, o ponto forte da cidade.

destinotop3Embora seja mundialmente reconhecida por suas belezas naturais, Angra possui um riquíssimo patrimônio arquitetônico. Com seus famosos sobrados, casarões coloniais, igrejas e conventos. Destacam-se as Igrejas de Santa Luzia, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Lapa e os Conventos de São Bernardino de Sena e do Carmo, todos tombados pelo IPHAN.

O turista que chegar a Angra dos Reis evidente que terá como roteiro obrigatório conhecer as inúmeras praias e Ilhas que circundam a cidade. E fica difícil recomendar apenas uma ou duas delas. Na Ilha Grande, a maior das Ilhas do litoral da cidade, é onde estão localizadas as melhores praias, sobretudo a Praia de Lopes Mendes, a mais famosa delas e considerada uma das mais bonitas do Brasil. São quase 3 km de areia branca, de água em 

destinotop4

várias tonalidades de azul e totalmente desabitada. O mar agitado também fez de Lopes Mendes um “point” do Surfe. Mas não pense que as belezas se resumem a ela. Locais como as Ilhas Botinas, Ilhas de Cataguás, Lagoa Azul, Praia de Meros, Praia da Feiticeira e Praia do Dentista são outras excelentes opções. Esta última em especial é considerada o berço náutico de Angra dos Reis, onde barcos costumam ficar ancorados e os tripulantes aproveitam para apreciar o visual fascinante, ouvindo uma boa música, trazendo um clima de balada para o local.


Para a prática esportiva, além do mergulho submarino, Angra dos Reis oferece a seus visitantes a opção do Paraquedismo e o Rapel, onde Monsuaba (que fica dentro de uma propriedade particular), o Pico do Papagaio (Ilha Grande) e 

destinotop5

Mambucaba (a 50 quilômetros do centro) são os melhores locais para estes esportes. Falando de Manbucaba, suas pequenas casas e uma singela igreja transformam o cenário num dos mais belos de Angra, com vários bares que servem desde bebidas geladas a deliciosos petiscos de frutos do mar. Sempre com música ao vivo, para aqueles mais românticos. Aliás, a culinária típica de Angra dos Reis é um destaque à parte do local, com inúmeras opções saborosas para atender aos paladares mais exigentes.

Voltando para a cidade, outras boas sugestões de passeios são: A Praça Lopes Trovão (com a sua famosa feira de Artesanato), a Casa da Cultura (recebendo exposições quase que semanalmente), a Prefeitura Municipal (prédio construído em meados do século XIX e que foi tombado pelo patrimônio histórico em 1982), o Colégio Naval (onde ocorre o ritual diário do 

destinotop6

hasteamento da bandeira às 8 da manhã e arriamento às 17 horas, tendo como pano de fundo, um belo pôr do sol), o Forte do Leme (onde está situada uma das vistas mais belas da cidade) e o Chafariz da Carioca, cercado de lendas sobre o encanto de sua água. Contam os moradores que, aquele que bebe da água da bica, não deixará mais a cidade. Com tanta beleza ao redor, talvez nem seja preciso provar dessa água para se apaixonar de cara por Angra dos Reis. Não deixe de incluir este paraíso no seu próximo roteiro de viagem. A satisfação é garantida!

Por: Gustavo Militão 
Fotos: Fabrefactus

 

Ilha Bela

imgDestinoTop01Para quem anda à procura de explorar um lugar com rica gastronomia, belas praias e uma vida noturna agitada, vale a pena incluir no seu próximo roteiro de viagens uma visita a Ilhabela. A “Capital da Vela”, como é conhecida a cidade, por abrigar um dos eventos de Vela mais famosos do Brasil (a tradicional Semana de Vela de Ilhabela) fica a 205 quilômetros de São Paulo e nos últimos anos vem se destacando como um dos destinos preferidos do turismo no Brasil, com forte crescimento do número de turistas nacionais e internacionais. Esta cidade de pouco mais de 35 mil habitantes, que chega a receber até 100 mil pessoas em períodos de férias, tem muito que mostrar e encantar quem a visita.

Secretaria Estadual de Educação, o espaço oferece, em dois anos e meio, uma formação completa que conta com aulas de interpretação, teoria de teatro, canto, voz, corpo, filosofia e assistência de direção.

imgDestinoTop02
Opções não faltam aos seus visitantes. Começando pela vasta área de Mata Atlântica com 85% de preservação que circunda a ilha, com cerca de 40 praias em 130 km de costa para os mais variados gostos. Desde praias mais badaladas ao oeste, com boa infraestrutura hoteleira e gastronômica, como as praias mais desertas ao leste, para quem quer ter um contato mais

Secretaria Estadual de Educação, o espaço oferece, em dois anos e meio, uma formação completa que conta com aulas de interpretação, teoria de teatro, canto, voz, corpo, filosofia e assistência de direção.tranquilo com a natureza. A preservação ambiental é uma preocupação constante da Ilha, que tem uma fauna e flora invejável nas suas praias e matas, mesmo com o crescimento turístico e urbano do local.

imgDestinoTop03Para aqueles que são amantes da aventura e dos esportes radicais, também há varias opções, como cachoeiras, trilhas, birdwatching, pontos de mergulho e passeios de jipe pela famosa Baía de Castelhanos, a 26 km do centro da cidade. Para quem quiser um passeio mais calmo pelo mar, há a opção de um agradável passeio de barco.

Secretaria Estadual de Educação, o espaço oferece, em dois anos e meio, uma formação completa que conta com aulas de interpretação, teoria de teatro, canto, voz, corpo, filosofia e assistência de direção.

Falando em barcos, a Semana de Vela de Ilhabela é um dos mais tradicionais eventos dos esportes náuticos do Brasil. Realizada desde 1973, sempre no mês de julho, o evento atrai centenas de velejadores de toda a América Latina, com mais de 400 barcos participantes. Durante a Semana de Vela, várias outras atividades são realizadas, como palestras, exposições e shows.

Secretaria Estadual de Educação, o espaço oferece, em dois anos e meio, uma formação completa que conta com aulas de interpretação, teoria de teatro, canto, voz, corpo, filosofia e assistência de direção.

Depois de vários passeios, nada melhor do que uma pausa para experimentar a variada gastronomia local. Em Ilhabela, há opções das mais diversas para todos os gostos. Passando pelos peixes e crustáceos locais, frescos e de qualidade, até chegar as culinárias italiana, francesa, portuguesa, tailandesa dentre outras, que se encaixa nos mais variados paladares e níveis econômicos. A noite chega e que tal curtir uma boa balada? Em Ilhabela, a vida noturna é agitada, com shows no centro da cidade e ótimas opções de bares e danceterias, que reúnem muita gente jovem e bonita, deixando ainda mais agradável a noite do local. A rede hoteleira da cidade é bem servida, com mais de cinco mil leitos disponíveis para os turistas, desde hotéis de categoria cinco estrelas até opções mais acessíveis para o bolso, como campings à beira-mar e chalés.

Secretaria Estadual de Educação, o espaço oferece, em dois anos e meio, uma formação completa que conta com aulas de interpretação, teoria de teatro, canto, voz, corpo, filosofia e assistência de direção.

imgDestinoTop04

Secretaria Estadual de Educação, o espaço oferece, em dois anos e meio, uma formação completa que conta com aulas de interpretação, teoria de teatro, canto, voz, corpo, filosofia e assistência de direção.

Com uma temperatura em média de 18ºC, com máxima de 27ºC e mínima de 15ºC, Ilhabela é um convite anual a um contato direto com a natureza e o mar, numa rara combinação de beleza que você não deve deixar de conferir na sua próxima viagem. Boa viagem!

Secretaria Estadual de Educação, o espaço oferece, em dois anos e meio, uma formação completa que conta com aulas de interpretação, teoria de teatro, canto, voz, corpo, filosofia e assistência de direção.

imgDestinoTop05

Secretaria Estadual de Educação, o espaço oferece, em dois anos e meio, uma formação completa que conta com aulas de interpretação, teoria de teatro, canto, voz, corpo, filosofia e assistência de direção.

Por: Gustavo Militão
Fotos: Reginaldo Pupo